O impacto dos sintomas, o padrão de síndrome do intestino irritável e a investigação diagnóstica no atraso do diagnóstico da doença de Crohn: um estudo prospectivo

Publicado no Digestive and Liver Disease, o objetivo deste estudo foi investigar os sintomas e os testes realizados antes do diagnóstico formal de doença de Crohn e as razões para o atraso no diagnóstico.

Foi realizado um estudo prospectivo com os pacientes consecutivos recentemente diagnosticados com doença de Crohn matriculados entre outubro de 2012 e novembro de 2013. Foram registrados os dados clínicos, os sintomas, incluindo os critérios de Roma III no início e no momento do diagnóstico, a localização e o fenótipo da doença. Foram analisados a calprotectina fecal e os exames radiológicos e endoscópicos realizados antes do diagnóstico. O atraso no diagnóstico, estratificado em tercis e tempo médio, foi analisado utilizando-se os testes paramétricos e não paramétricos.

Foram inscritos 83 pacientes (49,4% do sexo masculino, idade média de 31 anos). O atraso médio no diagnóstico foi de 8 (0-324) meses. Vinte e seis pacientes não consultaram um médico clínico geral até o diagnóstico (31,3%), 18 porcuraram o departamento de emergência (21,7%) e 8 foram diretamente a um gastroenterologista (9,6%). O atraso no diagnóstico não foi associado aos sintomas específicos. No entanto, os pacientes com edema tiveram maior atraso em comparação com aqueles sem edema (mediana 6,1 vs 16,8 meses, respectivamente; p = 0,016). Dezenove pacientes foram submetidos à ileocolonoscopia incompleta (22,9%) e 7 não tinham biópsia (8,4%), com o consequente atraso no diagnóstico (mediana, 24 e 24 vs 6 meses, respectivamente; p = 0,025 e p = 0,008).

Com a realização deste estudo, os autores verificaram que o atraso no diagnóstico da doença de Crohn é significativamente associado com as ileocolonoscopias incompletas, mas não com os sintomas, exceto com a apresentação de edema.

Dig Liver Dis. 2015 Apr 22. The impact of symptoms, irritable bowel syndrome pattern and diagnostic investigations on the diagnostic delay of Crohn's disease: A prospective study. Maconi G, Orlandini L, Asthana AK, Sciurti R, Furfaro F, Bezzio C, de Franchis R.